top of page

O Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual foi realizado em sua primeira edição em 2003, na cidade de Belo Horizonte, locado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tendo surgido de enfrentamentos políticos marcados pela homofobia no XLIX Congresso Nacional da UNE, o ENUDS procurava um olhar e uma ação alternativa àquelas oferecidas pelo movimento estudantil de então para os problemas já apresentados no ambiente acadêmico, como a homofobia, o machismo e a transfobia.

 

A ruptura com o movimento estudantil tradicional, que não conseguia lidar com a pluralidade sexual e de gênero salutarmente se deu em julho de 2003. Em novembro do mesmo ano, o Primeiro Enuds se realizava, dando margem e possibilidade de uma intervenção social diferentes ao que se fazia até então.

 

Hoje, o Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS) está indo para sua XII edição, e durante esse tempo tem se inserido nesse contexto levando para as Universidades a discussão sobre gênero e sexualidade com o propósito de fortalecer os grupos e coletivos que se articulam em torno da temática e se construir como espaço de discussão acadêmica e política, vivências e manifestação cultural. O ENUDS tem se centrado, portanto, enquanto espaço de resistência, de formação, de interação, de práticas políticas transgressoras, de trocas de experiências, de visibilidade para a diversidade sexual dentro da universidade, de empoderamento dos grupos e sujeitos, de debate teórico e de enfrentamento ao machismo e à heteronormatividade.

 

Compõe a Comissão Nacional do ENUDS:

Divergen ewqr

Frente LGBT da USP

Grupo de Gênero e Direito da UFPR

Coletivo Gozze!

Coletivo Diversitas

Coletivo Babado

Coletivo Orquídeas

Coletivo Primavera nos dentes

Coletivo Além do Arco-Íris

Coletivo Todas as Cores

 

as

 

 

 

 

 

bottom of page